Coronavírus

Bahia deve receber 540 mil doses da Sputnik V em abril, confirma secretário

Dinaldo Silva/BNews
O contrato assinado pelo Consórcio do Nordeste prevê a entrega de 2 milhões de doses para toda a região no próximo mês  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 16/03/2021, às 08h52   Luiz Felipe Fernandez



O secretário de Saúde do Estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas, confirmou que a Bahia deve receber 540 mil doses da Sputnik V, imunizante russo contra a Covid-19, já no mês de abril.

O contrato assinado pelo Consórcio do Nordeste prevê a entrega de 2 milhões de doses para toda a região no próximo mês. Segundo o secretário, deste montante, 27% será destinado à Bahia, o que representa 540 mil doses, o suficiente para imunizar 270 mil pessoas.

Vilas-Boas lembrou que ainda que o Governo da Bahia tenha selado acordo para a compra de 9,7 milhões de doses da Sputnik V, o imunizante precisa ser regulado pela Anvisa.

Em entrevista à TV Itapoan nesta terça-feira (16), o titular da Sesab destacou que é preciso que o órgão conceda a "autorização de uso emergencial" da vacina, para que quando as primeiras doses cheguem em abril, possam ser prontamente aplicadas.

"Ainda depende da autorização da Anvisa. As vacinas Sputnik serão importadas, estarão em solo brasileiro [em abril], mas para a aplicação é necessário a autorização de uso emergencial da Anvisa, e isso até agora não existe", afirmou o titular da pasta.

O secretário celebrou o empenho do governador Rui Costa (PT) na negociata, que teve início ainda em agosto de 2020, uma preocupação que na visão de Vilas-Boas deveria ter sido do Governo Federal.

"Grande vitória do governador Rui Costa, que está trabalhando desde agosto, como deveria ter sido feito nacionalmente. A Bahia começou a se mexer há bastante tempo e vai injetar quase 10 milhões de doses no sistema estadual de vacinação, permitindo a cobetura vacinal de boa parte do estado", declarou Vilas-Boas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp