Coronavírus

Especialistas da OMS concluem que benefícios da vacina de Oxford superam riscos

Reprodução/Bruno Concha/Secom
Vacinação com o imunizante foi interrompida em vários países europeus nos últimos dias após notificação de efeitos colaterais   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Bruno Concha/Secom

Publicado em 17/03/2021, às 13h35   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Especialistas em segurança de vacinas reunidos concluíram que os benefícios da vacina Covishield, desenvolvido pelo laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, superam seus riscos. O imunizante vem sendo usado em campanhas de imunização contra a Covid-19.

De acordo com o jornal O Globo, o grupo, reunido na na sede da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra, desde a última terça-feira (16), divulgou o resultado de seu painel de debates nesta quarta-feira (17).

"O Comitê Consultivo Global da OMS sobre Segurança de Vacinas está avaliando cuidadosamente os dados de segurança mais recentes disponíveis para a vacina AstraZeneca. Assim que a revisão for concluída, a OMS comunicará imediatamente as descobertas ao público", acrescentou o órgão.

A recomendação inicial do painel da OMS foi de fosse retomada a aplicação da vacina, interrompida em vários países europeus nos últimos dias após a notificação de efeitos colaterais. O uso da Covishield foi suspenso, por exemplo, na Itália, Alemanha e França.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) também afirmou na última terça-feira (17) que os benefícios do imunizante superaram os riscos. A diretora-executivo do órgão, Emer Cooke, disse que a agência está realizando uma avaliação caso a caso dos incidentes e que deve concluir uma revisão na próxima quinta-feira (18).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp