Coronavírus

Policiais civis baianos realizam ato por vacinação da categoria nesta quinta (18)

Reprodução / Instagram
"Lockdown da segurança pública em todo país" tem adesão de sindicatos do nordeste e também protesta contra PEC Emergencial  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram

Publicado em 17/03/2021, às 17h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC) realiza na próxima  quinta-feira (18), junto aos demais sindicatos dos policiais civis do Nordeste, um ato pela vacinação dos policiais civis e contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 186 (PEC 186), a PEC Emergencial.

O presidente do SINDPOC, Eustácio Lopes, diz que os sindicatos dos servidores policiais civis irão seguir a orientação da Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), para realização do ato batizado de "Lockdown da segurança pública em todo país". 

“Só teremos amanhã flagrante de levantamento cadavérico de 8h às 12h, e, de 8h às 12h, teremos a suspensão do registro de ocorrências, de diligências e operações. Queremos chamar atenção do Secretário de Segurança Pública, da delegada-geral. Esse não é um momento para operações. Estamos no pior momento de contágio", diz Lopes, em vídeo publicado no site do sindicato.

O representante da instituição defende que a categoria seja vacinada, as operações no Estado devem ser suspensas. Ele afirma que as delegacias têm funcionado sem revezamento de profissionais e com ocorrência de aglomerações. Lopes também diz que oficiais que fazem parte do grupo de risco - com pressão alta, diabetes, cardíacos e maiores de 60 anos - não têm sido poupados. 

O BNews procurou a polícia civil, por meio de sua assessoria de comunicação, na tarde desta quarta-feira (18). Por meio de nota, a instituição disse que a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) assinou, junto com outros estados, um documento para o ministério da Saúde, solicitando a inclusão dos policiais baianos na lista de prioridades para vacinação, "visto que é atribuição da União definir o público prioritário para o recebimento das doses". 

"O Gabinete da Delegada-Geral (GDG) acompanha os pleitos de inserção das carreiras policiais civis como grupo prioritário. Os atendimentos estarão mantidos nas delegacias e o cidadão também poderá utilizar a Delegacia Digital, para os registros classificados na plataforma", acrescenta.

PEC 186

A Câmara concluiu na última sexta-feira (12) a votação em segundo turno da PEC-186. A matéria permite ao governo federal pagar, em 2021, um novo auxílio emergencial, com R$ 44 bilhões por fora do teto de gastos; e impõe mais rigidez na aplicação de medidas de contenção fiscal, controle de despesas com pessoal e redução de incentivos tributários.

*Atualizado às 17h40 de 17 de março de 2021, para acréscimo de informações disponibilizadas em nova nota emitida pela Polícia Civil

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp