Coronavírus

Vacina da Janssen é segura em grávidas e lactantes, apontam especialistas

Johnson & Johnson via AP
Imunizante da Janssen requer apenas de uma dose para gerar proteção contra o coronavírus  |   Bnews - Divulgação Johnson & Johnson via AP

Publicado em 17/03/2021, às 17h38   Redação BNews



A vacina desenvolvida pela companhia farmacêutica Janssen pode ser utilizada em mulheres grávidas e lactantes, segundo apontou, nesta quarta-feira (17), um grupo de especialistas em imunização. A vacina requer apenas de uma dose para gerar proteção contra o novo coronavírus.

Segundo o Uol, o grupo de pesquisadores indicou que a mesma plataforma tecnológica usada para a vacina da Janssen também foi utilizada no passado para produzir outros imunizantes que se mostraram seguros em mulheres grávidas e lactantes.

O grupo também não recomenda que grávidas passem por um teste de diagnóstico para o coronavírus antes de serem imunizadas, nem que considerem retardar a gravidez por terem recebido o agente imunizante. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que seja interrompida a lactância após terem sido vacinadas.

A única contraindicação que apontaram os especialistas em imunização é a alergia a um de seus componentes, embora a vacina esteja livre de adjuvantes, conservantes, material de origem animal ou tecido fetal.

A recomendação emitida aponta que o agente imunizante mostrou nos testes clínicos uma eficácia de 76,7% contra episódios graves da Covid-19, depois de 14 dias da aplicação, e 85,4% após 28 dias.

Já para evitar hospitalizações, a eficácia estimada é de 93% e de 70% contra casos sintomáticos da doença.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp