Coronavírus

Governadores de 13 estados cobram ações da União para evitar falta de medicamentos para intubação

Rovena Rosa/Agência Brasil
Além de anestésicos, fundamentais para um procedimento invasivo e doloroso, correm o risco de faltarem bloqueadores neuromusculares e sedativos, necessários para a indução dos pacientes  |   Bnews - Divulgação Rovena Rosa/Agência Brasil

Publicado em 19/03/2021, às 08h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em carta divulgada na noite desta quinta-feira (17), governadores de 13 estados cobram do Governo Federal ações para evitar a falta de medicamentos no país necessários para a intubação de pacientes com Covid-19, no momento mais crítico da pandemia.

Além de anestésicos, fundamentais para um procedimento invasivo e doloroso, correm o risco de faltarem bloqueadores neuromusculares e sedativos, necessários para a indução dos pacientes.

Destes, de acordo com o comunicado, os neurobloqueadores estão escassos ou em "baixa cobertura" (risco de encerrar estoque em até 20 dias), em ao menos 18 estados do país. As informações são da coluna Radar, da revista Veja.

Os líderes pedem ao governo Bolsonaro o foco total no investimento nas medicações pelos próximos 60 dias, e que acione as Forças Armadas para, inclusive, prestar apoio no trato diplomático com outras nações e organizações internacionais.

A carta foi assinada por Rui Costa, da Bahia, Wellington Dias, do Piauí, Waldez góes, do Amapá, Camilo Santana, do Ceará, Renato Casagrande, do Espírito Santo, Flávio Dino, do Maranhão, Mauro Mendes, do Mato Grosso, Helder Barbalho, do Pará, João Azevêdo, da Paraíba, Paulo Câmara, de Pernambuco, Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e Belivaldo Chagas, do Sergipe.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp