Coronavírus

Jovem de 22 anos é o primeiro a morrer em fila de espera por UTI

Reprodução / Redes Sociais
Renan estava sem respirar direito há sete dias  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais

Publicado em 19/03/2021, às 10h07   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A primeira pessoa a morrer durante a espera por um leito de UTI em São Paulo foi Renan Ribeiro Cardoso, de 22 anos. Ele esperou 46 horas, mas não resistiu ao tratamento durante sua internação e faleceu no último dia 13. Sua morte só foi divulgada nesta quinta (18) pelo prefeito da capital paulista, Bruno Covas (PSDB).

O jovem entrou no Pronto Atendimento São Mateus II no dia 11 de março, às 19 horas, com os sintomas básicos da Covid-19, como falta de ar e problemas respiratórios. Ele foi diagnosticado com o vírus dois dias antes de ir para o hospital e estava sem respirar direito há sete dias. Renan fez um raio X e, nas imagens, os pulmões já estavam totalmente afetados pela doença, principalmente pelo quadro de obesidade.

Mas, o caso foi piorando e a equipe médica da unidade de saúde colocou o rapaz na Central de Regulação para inserir em um leito de UTI que estivesse disponível, porém, o estado de Renan não ajudava e ele foi intubado. Por conta da demora por um leito, o paciente teve uma parada cardiorrespiratória e faleceu. A vaga, no entanto, chegou depois de 19 minutos após a morte de Renan, segundo o site UOL.

Durante a entrevista à TV Globo, a mãe do jovem disse que conversou pela última vez com o filho por uma videochamada. "Não deu tempo por falta de socorro. Por falta de oxigênio, o meu filho não está aqui", comentou. Ela ainda fez um apelo pedindo para que não deixassem mais nenhuma mãe e pai sofrer como ela está sofrendo com a morte do filho.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp