Coronavírus

Em nova mudança, Ministério da Saúde orienta agora que estados não guardem doses da CoronaVac

Vagner Souza/BNews
Neste sábado (20), a pasta distribui mais 4,9 milhões de doses do imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a SinoVac  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 20/03/2021, às 17h24   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em uma nova mudança de diretriz, o Ministério da Saúde orienta que os estados não segurem mais doses de CoronaVac. Agora, a determinação é que as secretarias apliquem todo o estoque, sem necessidade de reservar para a segunda dose, necessária para a devida imunização.

Neste sábado (20), a pasta distribui mais 4,9 milhões de doses do imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a SinoVac. Salvador recebeu 60 mil doses.

Outras 1 milhão de doses da vacina de Oxford também serão distribuídas.

O Ministério da Saúde, que passa por uma nova troca de comando, informou que a orientação será atualizada a cada semana.

As vacinas que foram enviadas até a terça-feira (16), seguem o mesmo planejamento, de aplicar a segunda dose pendente.

"O MS disponibilizará, em tempo oportuno, essas doses", diz a sétima nota técnica emitida pela pasta.

A avaliação é que como o Butantan conseguiu acelerar a produção e aumentar a sua capacidade de ofertar doses do imunizante, não é mais preciso reservar a segunda dose, como vinha sendo feito.

"Ainda, considerada a ascensão dos casos e a importância de promover a aceleração da vacinação e a redução dos casos graves de Covid-19, a pactuação triparte passa a ocorrer com periodicidade semanal (terça-feira), para a reavaliação continuada da estratégia de distribuição das vacinas do Butantan, em esquema de entrega consecutiva das D1 (dose 1) e posterior remessa das D2 (dose 2), complementando o esquema vacinal", diz o ministério.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp