Coronavírus

Para driblar escassez, Saúde fará campanha para 'uso racional' de oxigênio em pacientes com Covid-19

Rovena Rosa/Agência Brasil
A declaração ocorreu em audiência no Senado, a primeira no Congresso desde que Queiroga assumiu o cargo, em cerimônia fechada e fora da agenda  |   Bnews - Divulgação Rovena Rosa/Agência Brasil

Publicado em 29/03/2021, às 19h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em meio à escassez de oxigênio em algumas regiões do país, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou nesta segunda (29) que pretende fazer uma campanha junto a profissionais de saúde para que seja feito um uso "racional" do insumo em pacientes com Covid-19.

O ministro disse que convidou Carlos Carvalho, professor titular de cardiopneumologia da Universidade de São Paulo, para trabalhar junto à pasta em protocolos assistenciais, entre eles o de racionalizar o oxigênio.

"Todos sabemos que muitas pessoas chegam aos hospitais, e aí, às vezes, a primeira providência é colocar o oxigênio nasal em quem não precisa de oxigênio. Então, vamos tentar economizar. Vamos fazer uma grande campanha junto aos profissionais de saúde para o uso racional do oxigênio."

A declaração ocorreu em audiência no Senado, a primeira no Congresso desde que ele assumiu o cargo, em cerimônia fechada e fora da agenda.

Segundo Queiroga, a pasta também está trazendo 13 caminhões-tanque do Canadá –de ao menos 50 que seriam necessários– para ajudar no transporte de oxigênio entre estados. Também negocia com a indústria um aumento na fabricação de cilindros.

"O principal problema é levar o oxigênio até o destino. Esse oxigênio geralmente é levado em caminhões, caminhões-tanques. A capacidade do Brasil de caminhões não é elevada, é a capacidade que existe para suprir o mercado brasileiro em condições normais, não é a capacidade para suprir o Brasil numa condição pandêmica", disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp