Coronavírus

Prefeitura atribui desorganização e falta de vacina a volume de pessoas de outras cidades

Leitor BNews
Em alguns pontos de aplicação em Salvador, nesta quinta-feira (1º), houve falta do imunizante, o que gerou reclamações nas filas  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 01/04/2021, às 16h07   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário municial de Saúde, Leo Prates, atribuiu a desorganização e falta de vacina registradas em alguns pontos de vacinação nesta quinta-feira (1º) ao volume de pessoas de outras cidades que têm vindo a Salvador para se imunizar.

"O público foi bem maior do que nós estimávamos nessa quinta-feira. A gente credita isso a que nós estamos com a idade bem mais baixa do que diversos municípios aqui da Região Metropolitana de Salvador e, com isso, muita gente da região veio pra cá. Como assim? Várias cidades estão com a idade acima de Salvador, ou seja, vacinando, por exemplo, idosos de 68 anos. Aqueles idosos com menos idade vêm pra cá. Então isso deu um público bem maior", afirmou o titular da pasta, em entrevista à Record TV Itapoan.

Em alguns locais de aplicação da vacina contra a Covid-19, houve falta do imunizante, o que gerou reclamações nas filas.

Para solucionar o problema, segundo Leo Prates, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) solicitou ao governo do estado a antecipação de doses que estavam reservadas para a segunda aplicação.

"Nós conseguimos a autorização para utilizar 5 mil doses de segundas doses, porque chegou agora à Bahia um lote grande, e Salvador vai receber 33.280 doses. Então, para não deixar essas pessoas sem doses, nós pegamos o estoque de segundas doses e já passamos para os postos", explicou.

De acordo com o secretário, a prefeitura vai avaliar a possibilidade de aumentar o fracionamento das faixas etárias para evitar a sobrecarga do sistema de vacinação.

"A gente pode fracionar mais a idade para melhorar nossa aplicação [...] É sim uma estrategia viável, que nós pensamos", disse.

Matéria relacionada:

Idosos enfrentam longa fila de espera após vacina acabar em posto no bairro de Cajazeiras

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp