Coronavírus

Covid-19: variante identificada em Manaus se propaga pela América do Sul

Gerd Altmann por Pixabay
Cerca de 40% dos casos da doença registrados recentemente em Lima, no Peru, estão associados à variante  |   Bnews - Divulgação Gerd Altmann por Pixabay

Publicado em 05/04/2021, às 19h37   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A variante originalmente identificada em Manaus, denominada de P.1, se espalha pelo Brasil e também pela América do Sul. Cerca de 40% dos casos da doença registrados recentemente em Lima, no Peru, estão associados à variante, de acordo com informações do Washington Post.

O jornal informa ainda que no Uruguai a variante é responsável por 30% dos casos de coronavírus. Já no Paraguai, 50% dos casos identificados na fronteira com o Brasil são causados pela P.1.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a P.1. já foi identificada em 45 países,como Estados Unidos, Japão, Canadá, México, Espanha, Itália, França e Índia. Na América do Sul, somente Bolívia, Equador, Suriname e Guiana não registraram casos da variante brasileira. O atraso na realização de testes de genoma nesses regiões, no entanto, faz com que esses dados não sejam certeiros e poder ser que a cepa já circule nesses países.  

Estudos mostram que além de ser mais transmissível, a variante brasileira tem uma mutação que parece ser mais perigosa.

A maioria dos países da América do Sul têm longas divisas com o Brasil, exceto Equador e Chile e, na maior parte dos casos, não há um controle efetivo nas cidades fronteiriças. Por isso, é fácil para o vírus se espalhar.  

Segundo a Veja, especialistas afirmam que a vacina é a única forma de controlar a pandemia na região, mas ela caminha devagar na maior parte dos países.

Informações da plataforma Our World in Data, ligada à Universidade Oxford, mostram que a América do Sul aplicou apenas 6% das doses de vacina do mundo. Até mesmo o Chile, que tem a melhor campanha de imunização da América do Sul, também enfrenta uma nova onda da doença.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp