Coronavírus

Pacheco adia discussão no Senado sobre compra de vacinas por empresas

Pedro França/Agência Senado
Bnews - Divulgação Pedro França/Agência Senado

Publicado em 08/04/2021, às 16h22   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), adiou nesta quinta-feira (8) o agendamento da votação do projeto que permite que empresas do setor privado comprem vacinas contra a Covid-19. Por causa de divergências entre os senadores, a discussão será retomada somente na próxima semana. A proposta já foi aprovada pela Câmara dos Deputados na quarta (7).

"Não podemos tratar de um projeto apenas porque dois ou três empresários sugeriram que podem comprar vacinas sem apontar fontes que realmente possam fornecer esses imunizantes", defendeu Jean Paul Prates (PT-RN). "Ficou para a semana que vem, para a próxima reunião de líderes, quando vamos avaliar se colocamos o projeto em votação ou não. Estava começando a virar 'Fla-Flu'. Há uma certa urgência, é claro, mas não pode ser uma coisa muito acalorada assim."

O projeto modifica a lei que permitia a compra de vacinas autorizadas ou registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por parte do setor privado, mas com a condição de que 50% das doses fossem doadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

As empresas também poderão comprar vacinas autorizados ou registrados por autoridades de saúde estrangeira reconhecidas e certificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp