Coronavírus

Semana passada foi a pior da pandemia desde o início da crise provocada pela Covid, avalia OMS

Reprodução/Twitter/@DrTedros
Número de casos aumentou e doença atingiu mais adultos e jovens. Mundo superou a marca de 3 milhões de vítimas mortais do novo coronavírus  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter/@DrTedros

Publicado em 19/04/2021, às 13h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Organização Mundial da Saúde (OMS) avalia que a semana passada foi a pior da pandemia desde o início da crise sanitária provocada pela Covid-19. A organização também avalia que a doença tem atingido mais adultos e jovens. A OMS registrou 5,2 milhões de casos no período de sete dias concluído no último domingo (18).

Ao alcançar o maior número já identificado, a OMS aponta que o mundo registrou sua oitava semana consecutiva com alta nos casos de contaminações. A última semana também foi o quinto consecutivo de aumento de óbitos - com as mortes ultrapassando a marca de 3 milhões de vítimas.

O diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ponderou nesta segunda-feira (19), segundo informações do colunista Jamil Chade, do portal UOL, que o mundo precisou de nove meses para atingir 1 milhão de mortos. 

Os dois milhões vieram em quatro meses e três meses foram necessários para que a marca de 3 milhões fosse alcançada e superada. Adhanom avaliou que o mundo tem condições de  controlar a pandemia em questão de meses. Contudo, ainda precisa implementar medidas de isolamento para conter o avanço dos novos casos entre adultos e jovens . 

Na mesma ocasião, Maria van Kerkhove, diretora técnica da OMS, também alertou que os dados apontam para uma mudança nas faixas etárias mais afetadas, e que os maiores contatos da população com a doença não ocorrem em virtude da realização de festas. 

"São pessoas que saem de casa para trabalhar e trazer alimentos para casa", afirmou. Kerkhove avalia que, sem um apoio dos governos para que as pessoas se isolem e diante das variantes, existe risco real de que o volume de contaminações aumente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp