Coronavírus

Alzheimer triplica chances de morte por Covid-19, diz estudo

Sabine van Erp/Pixabay
São mais de 44 milhões pessoas com o mal de Alzheimer no mundo; no Brasil, mais de 1,2 milhão de cidadãos sofrem com a doença  |   Bnews - Divulgação Sabine van Erp/Pixabay

Publicado em 22/04/2021, às 15h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pessoas infectadas com a Covid-19 e que também têm Alzheimer estão triplamente mais suscetíveis de morrerem por causa do vírus, segundo um novo estudo coordenado pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A pesquisa foi divulgada na revista científica Alzheimer’s & Dementia: The Journal of the Alzheimer’s Association.

O estudo analisou casos positivos, internações e mortes causadas pelo coronavírus em cerca de 13 mil pacientes idosos, acima de 65 anos. Aqueles acima dos 80 anos, são até seis vezes mais suscetíveis à Covid-19. A pesquisa confirmou, assim, que pacientes com Alzheimer e demência apresentam maiores riscos de serem infectados do que pessoas saudáveis.

No Brasil, mais de 1,2 milhão de pessoas sofrem com a doença, sendo 30% delas acima de 85 anos, de acordo com o Ministério da Saúde. No mundo são mais de 44 milhões pacientes com o mal de Alzheimer. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp