Coronavírus

Relator na Anvisa vota contra autorização da importação da vacina russa Sputnik V

Sputnik V/Divulgação
A votação continua com a diretora Meiruze Sousa Freitas, que lê sua decisão  |   Bnews - Divulgação Sputnik V/Divulgação

Publicado em 26/04/2021, às 20h54   Redação BNews



O diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Alex Machado Campos, relator da análise de pedidos de autorização excepcional e temporária para importação e distribuição da vacina produzida pelo Instituto Gamaleya, votou contra o pedido, 

Segundo Campos, a decisão "é uma fotografia do momento" e que novos pedidos podem ser analisados com novas evidências.

A votação continua com a diretora Meiruze Sousa Freitas, que lê sua decisão.

A solicitação havia sido feita pelos estados da Bahia, Acre, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Sergipe, Pernambuco e Rondônia.

Estes pedidos foram fundamentados pela Lei 14.124/2021, que regulamenta a autorização excepcional e temporária para a importação por Estados, Municípios e Distrito Federal de medicamentos e vacinas para Covid-19 que não possuam registro sanitário ou autorização para uso emergencial no Brasil.

No último dia 13, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), estipulou prazo que chegava ao fim no final deste mês para que a Anvisa decidisse sobre a "importação excepcional e temporária" de doses do imunizante. A agência pediu que o prazo fosse suspenso, mas o ministro negou o pedido.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp