Coronavírus

Com envio reduzido pelo Ministério, ao menos 32 mil pessoas ficarão sem a 2ª dose da Coronavac em Salvador

Vagner Souza/ BNews
O secretário municipal da Saúde, Leo Prates, reclamou que o governo federal voltou atrás após anunciar 400 mil doses da vacina para o estado  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/ BNews

Publicado em 12/05/2021, às 14h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Salvador está há quase 30 dias sem receber uma quantidade expressiva de doses da Coronavac. A situação impactou na aplicação da segunda dose dos públicos-alvo na capital baiana e já são milhares de pessoas com a imunização atrasada.

O secretário municipal da Saúde, Leo Prates, reclamou que o Ministério da Saúde voltou atrás após anunciar 400 mil doses da vacina para o estado e Salvador só receberá 26 mil doses da Coronavac esta semana. Por causa da quantidade reduzida, ele estima que pelo menos 32 mil pessoas ficarão sem o imunizante pelos próximos dias.

“Caso o Ministério da Saúde mandasse as 400 mil doses para a Bahia, nós resolveríamos o problema, mas infelizmente isso será possível. Ainda avisou a redução de um dia para o outro e teremos que mudar todo o nosso planejamento”, criticou Prates em entrevista ao Balanço Geral nesta quarta-feira (12). O prefeito Bruno Reis deve anunciar amanhã a estratégia de vacinação com a chegada do novo lote.

O secretário pediu paciência e tranquilidade à população, pois a situação não é de responsabilidade da prefeitura. Ele também afirmou que a eficácia da vacina não se perde se a segunda dose for tomada com até 30 dias de atraso.

“Agora, eu preciso alertar que já são 5 mil pessoas com a segunda dose da Oxford/Astrazeneca atrasada, sendo que nós temos estoque. Por favor, compareçam aos postos de saúde, pois quando vocês atrasam, complicam o nosso planejamento e geram filas desnecessárias”, avisou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp