Coronavírus

Médicos e técnicos temem terceira onda ainda mais virulenta em SP, diz colunista

Rogerio Santana/Governo do Rio de Janeiro
Bnews - Divulgação Rogerio Santana/Governo do Rio de Janeiro

Publicado em 20/05/2021, às 06h17   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os dados sobre a covid-19 em São Paulo preocupam médicos e técnicos que defendem freio na nova flexibilização de medidas restritivas ensaiada pelo governador João Doria (PSDB), segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo. 

De acordo com a publicação, eles temem que a terceira onda seja mais virulenta do que a verificada no começo do ano —já que partiria de um patamar muito maior de casos.

A coluna aponta que entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro, no impulso da segunda onda, o número de internados em UTI ficou em um platô de 5.900 pacientes durante três semanas. Atualmente, está estacionado na média de 10 mil internados. De fevereiro a meados de março, o número de internados em UTIs dobrou e chegou ao pico de 12.961.

A publicação detalha que, se algo parecido acontecer nas próximas semanas, com um salto explosivo, os internados em tratamento intensivo podem ultrapassar em muitos milhares o pico atingido há dois meses.

Além disso, segundo projeções analisadas pelos médicos do comitê contra a covid-19 do governo de SP, as UTIs de Barretos e Araraquara, por exemplo, podem lotar em seis dias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp