Coronavírus

Secretário da Saúde de Candeias diz que Anvisa está acompanhando caso de Covid em navio atracado no Porto de Aratu

Reprodução/Facebook
A embarcação de bandeira da Suiça foi conduzida até a área de quarentena após o teste positivo do comandante da tripulação  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Facebook

Publicado em 28/05/2021, às 17h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Saúde da cidade de Candeias, Marcelo Cerqueira, afirmou já estar ciente do caso confirmado da Covid-19 em um navio que está atracado no Porto de Aratu. A embarcação de bandeira da Suiça foi conduzida até a área de quarentena após o teste positivo do comandante da tripulação. 

De acordo com Cerqueira, após tomar conhecimento do caso a Secretaria da Saúde entrou em contato com a Gerência do Porto de Aratu (GPA) e com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pelo controle de portos e aeroportos.  O secretário disse ainda que a GPA e a Anvisa estão avaliando o possível deslocamento do navio para a área de fundeio do porto. 

"Tivemos contato com a Gerência do Porto de Aratu (GPA) e com a Anvisa que nos informou sobre o navio ainda atracado, já tendo sido impostas as medidas restritivas e está no momento em quarentena, sob avaliação de possível deslocamento do navio para área de fundeio do Porto. A GPA e Anvisa nos tranquilizaram e informam estar acompanhando o caso. Vigilância Epidemiológica Municipal já ciente", disse. 

O navio Romandie deixou a Baía de Luga, no golfo da Finlândia, às 14h02 do dia 5 de maio com destino à costa da América do Sul. Ele chegou ao Porto de Aratu às 7h24 dessa terça-feira (25), mesmo dia em que o comandante realizou o teste para detectar a infecção pelo novo coronavírus. 

A reportagem entrou em contato com a Anvisa na tarde desta sexta, mas não teve retorno até a publicação desta matéria. Mais cedo, a agência havia informado, por meio de nota, que quando um navio entra no porto a equipe de controle da reguladora analisa o livro médico de bordo em busca de ocorrências de possíveis sintomas da Covid.

"Se houver sintomas suspeitos a bordo, como dor de garganta, a Anvisa coloca a embarcação em quarentena de 14 dias, proibindo o acesso a ela, e determinando testagem PCR de todos os suspeitos", diz trecho do comunicado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp