Coronavírus

Anvisa marca reunião e deve aprovar vacinas russa e indiana

Ascom/Anvisa
A reunião acontece após intensa polêmica interna entre diretores e órgãos técnicos  |   Bnews - Divulgação Ascom/Anvisa

Publicado em 02/06/2021, às 21h24   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) marcou para a próxima sexta-feira (4), a 9ª Reunião Pública Extraordinária de sua diretoria. Na pauta estão os "pedidos de autorização excepcional e temporária para importação e distribuição das vacinas Covaxin e Sputnik V". A reunião acontece após intensa polêmica interna entre diretores e órgãos técnicos.

De acordo com o colunista Tales Faria, do UOL, três dos cinco diretores da agência estão decididos a aprovar os pedidos de autorização, mas pressionam a área técnica, especialmente a de Medicamentos, por um relatório menos restritivo.

Segundo o site, as maiores restrições são em relação à vacina russa, a Sputnik V. Analistas não teria avançado no sentido de superar as restrições apresentadas anteriormente pela agência. Já a indiana Covaxin sofre menos restrições, mas também não atendeu a todos os critérios da área de Medicamentos.

A maior pressão pela aprovação do pedido de distribuição e comercialização da vacina Sputnik V parte do consórcio de governadores, a maioria de oposição ao governo.

Asinda de acordo com o UOL, o diretor Alex Machado Campos tende a dar parecer favorável, segundo avaliam funcionários, mas a diretora que deve votar contra.

A negociação da vacina com estados, com o Ministério da Saúde e com entidades interessadas no produto pode chegar a US$ 300 milhões.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp