Coronavírus

Governadores do Consórcio do Nordeste e da Amazônia Legal comemoram aprovação da Anvisa para importação da Sputnik V

Dinaldo Silva/BNews
Em nota, presidentes destacaram que medida irá proporcionar avanço na vacinação no país  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 05/06/2021, às 14h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os governadores integrantes do Consórcio do Nordeste e do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal comemoram, em nota conjunta, a aprovação, de forma condicional e com restrições, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importação da Sputnik V, vacina russa contra a covid-19. 

"Reiteremos a determinação de obter mais vacinas para as populações das nossas regiões, em nome de nossas causas principais: Vida e Saúde. Com a ampliação das vacinas, o Brasil poderá superar a conjuntura de sofrimentos familiares, crise econômica e desemprego", afirma a nota conjunta dos Consórcios.

O governador Rui Costa (PT) comemorou a aprovação da vacina Sputnik, mas ponderou que a quantidade autorizada está "muito abaixo da real necessidade".

Entre as condições para importação da vacina russa, está a realização de estudos extras de efetividade, entrega de novos dados pelos fornecedores, aprovação de lotes pelo INCQS (instituto que atua no controle de qualidade de produtos de saúde) antes da distribuição e restrição de uso a alguns públicos e a determinados centros de saúde.

A Anvisa diz ainda que o uso de ambas as vacinas pode ser suspenso em caso de novas avaliações da agência ou da OMS (Organização Mundial de Saúde) contrárias ao parecer atual.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp