Coronavírus

Nova máscara facial detecta Covid em 90 minutos

Divulgação/MIT
Bnews - Divulgação Divulgação/MIT

Publicado em 03/07/2021, às 14h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pesquisadores criaram uma máscara facial projetada para ser ativada pelo usuário com um botão quando ele quiser realizar o teste para detectar a presença do coronavírus. Os resultados são revelados dentro da máscara para manter a privacidade da pessoa que utiliza o item. 

A tecnologia foi desenvolvida por engenheiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e do Instituto Wyss de Engenharia, da Universidade de Harvard. A máscara facial é incorporada a minúsculos sensores descartáveis, que conseguem detectar a presença do vírus. O estudo foi publicado na revista Nature Biotechnology na última segunda-feira (28). 

O resultado é obtido através de uma linha, que significa que o usuário da máscara está livre de contaminação. Duas linhas indicam positivo para Covid-19.

Os pesquisadores do MIT e da Universidade de Harvard afirmam que o resultado da máscara é tão eficaz quanto o do PCR, com uma precisão de mais de 90%.

“Esta tecnologia pode ser incorporada em aventais de laboratório para cientistas que trabalham com materiais perigosos ou patógenos, blusas para médicos e enfermeiras ou uniformes de socorristas e militares que podem ser expostos a patógenos perigosos ou toxinas, como gás nervoso”, declarou Nina Donghia co-autora o estudo e cientista da equipe do Wyss.

Os pesquisadores trabalham no protótipo da máscara desde 2014 e quando a Covid-19 se espalhou pelo mundo, a equipe decidiu usar a tecnologia para criar um diagnóstico para o vírus SARS-CoV-2.

Esses sensores podem ser colocados, além de máscaras, em outras roupas, como jalecos médicos. “Prevemos que esta plataforma pode permitir biossensores vestíveis de próxima geração para socorristas, profissionais de saúde e militares”, disse o professor James Collins, do Instituto de Engenharia Médica e Ciência do MIT, um dos autores do estudo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp