Coronavírus

Regulações de pacientes de Covid em Salvador é 88,5% menor do que momento mais crítico

Hélia Scheppa/SEI
Nas últimas 24 horas, 17 pacientes foram transferidos para leitos exclusivos para o tratamento da doença   |   Bnews - Divulgação Hélia Scheppa/SEI

Publicado em 15/07/2021, às 07h50   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

Os números decrescentes da Covid-19 em Salvador vêm deixando os gestores municipais otimistas, à medida que o processo de vacinação chega as faixas etárias menores. Nas últimas 24 horas, 17 pacientes internados nas UPAs foram transferidos para um leito exclusivo de tratamento da doença.

Esse número, se comparado ao pior momento da pandemia na capital baiana, chega a ser 88,5% menor. Contudo, o secretário municipal de Saúde, Leo Prates, lembra que as normas de segurança sanitária não devem ser relaxadas diantes dos números negativos. 

“Realmente é um número bastante baixo, mas isso não quer dizer que a pandemia passou, precisamos manter os cuidados. [No pior momento da pandemia] tínhamos 149 regulações em 24 horas e mais de 200 solicitações de regulação, isso só nas UPAs municipais. Tem dias, por exemplo, que os números são menores, ontem foram 9 [regulações]".

"Estamos caminhando em patamares menores, leitos de UTI com índices bastante baixos e gripários vazios, mas precisamos que as pessoas tomem cuidado porque a pandemia não passou e precisamos que a economia continue funcionando”, comentou Leo Prates, durante entrevista à TV Bahia nesta quarta.

A cidade amanheceu com a taxa de ocupação de leitos de UTI adulto em 51%, a ocupação dos clínicos para esse público é ainda menor: 46%. As taxas são maiores naqueles destinados para o atendimento das crianças, as das UTIs e clínicos para os pequenos são de 56% e 84%, respectivamente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp