Coronavírus

Ministério da Saúde erra distribuição e Salvador fica sem 400 mil doses da vacina da Covid

Pedro Guerreiro / Ag. Pará
Agora, a gestão cobra pelo menos 225 mil doses do governo federal  |   Bnews - Divulgação Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Publicado em 15/07/2021, às 08h27   Nilson Marinho e João Brandão


FacebookTwitterWhatsApp

Salvador deixou de receber do Ministério da Saúde 400 mil doses da vacina contra a Covid-19. O cálculo foi feito pelo secretário municipal da Saúde, Leo Prates. Para chegar ao resultado, o gestor levou em consideração o número de doses enviadas para aquelas capitais que possuem índices populacionais menores do que a capital baiana. 

A injusta partilha foi admitida pelo próprio ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante um evento nesta quarta (14). Ele reconheceu que durante a distribuição para os estados não foi levado em conta dados demográficos. Agora, o secretário municipal reivindica 225 mil doses.

“Nosso cálculo, levando Vitória do Espírito Santo como referência, sendo a capital proporcionalmente que mais recebeu, teria recebido 400 a 450 mil [doses]. Minha expectativa é receber entre 200 mil e 225 mil, pelo menos metade que não foi entregue”, afirmou Prates ao Bnews.

A pasta federal envia as doses aos estados, mas a distribuição aos municípios é de responsabilidade dos governos estaduais. Como a Bahia recebeu menos imunizantes que outras federações, consequentemente, menos doses ficaram com a capital baiana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp