Coronavírus

Consórcio do Nordeste suspende compra da vacina Sputnik V

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 05/08/2021, às 16h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O grupo de governadores que formam o Consórcio do Nordeste suspendeu a compra da vacina Sputnik V contra a Covid-19 que era negociada com o Fundo Soberano Russo. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5) pelo governador do Piauí e presidente do consórcio, Wellington Dias.

“Lamentavelmente, tenho que informar (…) Nós tivemos a suspensão da entrega destas vacinas. E mais: agora também acertamos da suspensão do contrato até que se tenha uma decisão, até que se tenha a autorização, a liberação para o uso da vacina Sputnik no Brasil”, afirmou, em vídeo divulgado pelo Consórcio Nordeste.

Na última terça-feira (3), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), ex-presidente do grupo, antecipou que a suspensão estava no radar.

"Se a Anvisa continuar colocando obstáculos, não faz mais sentido insistir. Se demorar mais algumas semanas, não faz mais sentido", afirmou o governador durante transmissão ao vivo nas redes sociais.

Em julho, o governador também sugeriu haver sabotagem do Ministério da Saúde sobre uso da Sputnik V e disse que o Consórcio pediria uma audiência com o ministro da Saúde, Marcelo Quiroga, para tratar sobre a inclusão ou não da vacina russa no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra o novo coronavírus.

Em maio, o governo da Bahia anunciou que celebrou um contrato com o Fundo Soberano Russo para adquirir 9,7 milhões de doses da vacina Sputnik V. No total, o Consórcio Nordeste firmou compra de 37 milhões de doses. Porém, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação apenas parte da importação, em caráter expecional.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp