Coronavírus

Cidade baiana completa 100 dias sem registros de novos casos da Covid-19

Divulgação/Prefeitura de Caturama
Último caso foi registrado na cidade de Caturama há mais de três meses  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Prefeitura de Caturama

Publicado em 12/12/2021, às 07h00   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Imagine viver numa cidade onde o último caso da Covid-19 foi registrado pela última vez há mais de três meses. Pode parecer difícil, no entanto, essa é a atual realidade dos moradores de Caturama, localizada no sudoeste da Bahia. O município completou 100 dias sem registros de novos casos da doença.

De acordo com a secretária da Saúde de Caturama, Mary Barbosa, as ações de prevenção realizadas pela pasta foram determinantes, além da conscientização da população, para a cidade atingir a marca.

Ao BNews, Barbosa salientou que apesar do município zerar os casos da Covid-19, medidas básicas de combate a transmissão do vírus foram mantidas na cidade. “Medidas como o uso da máscara. A importância de lavar as mãos e evitar aglomerações são abordadas diariamente pelas equipes de saúde e prontamente atendidas pela população”, afirma.

O avanço da vacinação, segundo a secretária, também contribuiu para o feito. Até a última atualização da Secretaria Municipal da Saúde, Caturama registrava 6.591 vacinados com a primeira dose e 5.335 pessoas completamente imunizadas, ou seja, que tomaram as duas doses do imunizante.

Para que numeral zero continue aparecendo na área destinada aos casos ativos do boletim epidemiológico, Mary Barbosa explica que a secretaria está monitorando a chegada de visitantes na cidade. “Realizamos visitas domiciliares através dos agentes comunitários de cada localidade. As orientações são feitas pelos agentes comunitários de saúde e de endemias”.

A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, duas mortes provocadas pela Covid-19, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Desde o início da pandemia, o Estado soma 27.386 óbitos pela doença.   

De acordo com a pasta, em virtude ao ataque de hackers sofrido pelo Ministério da Saúde (MS) na última sexta-feira (10), não foi possível divulgar o boletim epidemiológico completo neste sábado (11).

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp