Coronavírus

Mais de 20 crianças de 05 a 11 anos morreram em decorrência da covid-19 na Bahia

Vagner Souza/BNews
Mortes de crianças com faixa etária entre 05 a 09 anos (18 mortes) representam 0,1% do total de óbitos por covid no estado  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 11/01/2022, às 11h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Bahia registrou 25 mortes de crianças, com idades entre 5 a 11, provocadas pela Covid-19 desde o início da pandemia. Os dados foram contabilizados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) até esta segunda-feira (10).

Segundo a Sesab, as mortes de crianças com faixa etária entre 05 a 09 anos (18 mortes) representam 0,1% do total de óbitos por covid no estado.

O número de óbitos de crianças entre 01 e 04 anos é ainda maior: 24. Já em relação aos bebês com menos de 1 ano, o total é de 47 mortes, conforme a secretaria.

mortes por covid bahia

A taxa de ocupação em leitos de UTI pediátrica na Bahia, segundo dados da Central Integrada de Comando e Controle da Saúde divulgados nesta segunda, está em 83%.

Em Salvador, a taxa é 95% dos leitos de UTI pediátrica. Na enfermaria pediátrica o índice de ocupação é de 90%.

De acordo com dados do portal da transparência da Associação de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), desde o início da pandemia houve 324 mortes de crianças entre 5 e 11 anos com covid-19 no Brasil. Dessas, 65 faleceram aos 5 anos de idade, as maiores vítimas entre todas as idades.

Vacinação infantil

A imunização de crianças está prevista para começar na próxima sexta-feira no país. Segundo o plano elaborado pelo Ministério da Saúde, as de 5 anos serão as últimas imunizadas, já que a ordem de imunização indicada é decrescente.

Na capital baiana, a prefeitura afirma que iniciará as aplicações dos imunizantes para este público ainda este mês. A aplicação dependerá do envio de vacinas pelo Ministério da Saúde.

Em entrevista nesta segunda-feira (10), o prefeito Bruno Reis (DEM) explicou todos os detalhes de como será feita a estratégia na cidade. Salvador possui 149.214 pessoas cadastradas nessa faixa etária.

Segundo o prefeito, a recomendação é para que todas as crianças sejam imunizadas e reforçou que, no que depender do poder público, todo o público-alvo será beneficiado. "Para os pais que desejarem vacinar seus filhos de 5 a 11 anos, a Prefeitura está preparada e recomenda a ação. A vacina tem cumprido o seu papel. A Bahia tem hoje mais de 400 casos ativos. Atualmente há muitas pessoas com sintomas, mas um número muito baixo de demanda de internação".

De acordo com a prefeitura, a vacinação será realizada com o imunizante da Pfizer (Comirnaty), autorizado para aplicação no público infantil pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa), com o intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose. A dose das crianças é menor que a dos adultos, mas tem a mesma eficácia, conforme demonstrado por estudos já publicados.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp