Coronavírus

Mulher isolada em cruzeiro com surto de Covid-19 reclama de lixo acumulado e comida fria

Arquivo pessoal
O navio de cruzeiro voltou na quinta-feira (30) para o Porto de Santos, dias antes do esperado  |   Bnews - Divulgação Arquivo pessoal

Publicado em 01/01/2022, às 12h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Passageiros do navio MSC Splendida, que interrompeu sua operação após um surto de Covid-19 a bordo, denunciaram a falta de comunicação e as condições as quais foram submetidas enquanto estavam isolados nas cabines.

A embarcação saiu do Porto de Santos no domingo (26) para uma viagem de sete dias, passando por Porto Belo, Balneário Camboriú, Rio de Janeiro, Ilhabela e retorno a Santos. Contudo, na terça-feira (28), os passageiros foram proibidos pela Anvisa de descer do navio em Balneário Camboriú por causa dos casos de Covid-19 confirmados a bordo.

Os passageiros e tripulantes tiveram que cumprir isolamento nas cabines e a Anvisa realizou uma fiscalização no navio, além de determinar que toda a tripulação fosse testada. De acordo com o G1, ao todo foram identificados 51 tripulantes e 27 passageiros diagnosticados com o coronavírus. Também foram detectados 54 contactantes, ou seja, pessoas que tiveram contato com casos positivados.

O navio voltou na quinta-feira (30) para o Porto de Santos, dias antes do esperado, e no dia seguinte, confirmou a interrupção da operação. A MSC Cruzeiros disse, em nota, que decidiu cancelar o cruzeiro e oferecer aos hóspedes uma carta de crédito no valor do cruzeiro original, que pode ser resgatada em qualquer viagem de navio futura até o dia 31 de dezembro de 2022, ou o reembolso total dos valores pagos pelo cruzeiro, além do reembolso dos pacotes pré-pagos (bebidas, excursões, etc.), proporcionalmente aos dias não utilizados.

Planos fracassados

Ao lado da esposa, da mãe e da irmã, Leonardo Cardoso Zancan, de 29 anos, embarcou no navio no dia 26 e já no dia seguinte, houve a primeira testagem em massa dos passageiros e os primeiros casos de Covid-19 foram confirmados.

Todos da família foram isolados na quarta-feira (29), pois a esposa de Leonardo foi uma das que testaram positivo. Eles foram separados em duas cabines. "Não podíamos pisar para fora da cabine, deixavam tudo na frente da porta e saíam correndo", relatou.

Leonardo contou que, quando os passageiros e tripulantes testaram positivo, ‘tudo fugiu do controle’. “A gente conseguia enxergar todo mundo fugindo de controle, apreensivo, sem saber o que fazer", lembrou.

Uma parte da família desembarcou na quinta-feira (30), seguindo os protocolos da Anvisa e cumprem isolamento em casa, em Praia Grande. A mãe dele, de 59 anos, e a irmã, de 16, ficaram isoladas no navio até sexta-feira (31), mesmo após testarem negativo para doença.

A mãe de Leonardo, que prefere não se identificar, reclamou que o lixo não estava sendo recolhido e que precisava deixá-lo acumulando no banheiro. As toalhas não eram trocadas e a comida era fornecida em pouca quantidade e em horários muito espaçados. "Só vem comida fria e, quando pedimos mais porque é pouco, não chega nunca", criticou a mulher.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp