Coronavírus

São Paulo desobriga o uso de máscaras no transporte público

Rovena Rosa/Agência Brasil
Mesmo com a decisão, prefeitura de São Paulo e governo estadual recomendam uso de proteção facial  |   Bnews - Divulgação Rovena Rosa/Agência Brasil

Publicado em 08/09/2022, às 17h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governo do estado e a Prefeitura de São Paulo anunciaram nesta quinta-feira (8) a desobrigação do uso de máscaras de proteção no transporte público a partir de amanhã (9), especificamente nos ônibus, metrô e trem.

Com isso, a utilização seguirá obrigatória apenas nos locais destinados à prestação de serviços de saúde, como hospitais, laboratórios e postos de saúde.

A decisão ocorre após uma recomendação do parecer do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo (SCPDS). Mesmo com ela, o governo e a prefeitura orientam o uso opcional da máscara.

“Segundo nova avaliação feita pelo Conselho Gestor, formado por especialistas em saúde pública, o atual cenário epidemiológico da COVID-19 permite flexibilizar a restrição. O órgão orienta que a população siga utilizando máscaras nos meios de transporte coletivo, como metrô, ônibus e trens. A recomendação vale especialmente aos grupos considerados vulneráveis, como idosos a partir dos 60 anos de idade e pessoas imunossuprimidas, por exemplo”, afirmaram estado e município no comunicado.

Dados da Secretaria da Saúde de São Paulo apontam queda de mais de 90% nas internações e mortes por Covid neste ano. O total de pacientes com a doença internados em UTIs passou de 4.091 em 3 de fevereiro para 36 em setembro. Além disso, a média móvel de mortes também diminuiu, de 288 óbitos em 9 de fevereiro para 27 no mesmo período.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp