Coronavírus

Sociedade Brasileira de Infectologia recomenda retorno de máscaras; entenda

Ilustrativa / Unsplash
Por causa da nova variante, a SBI fez uma lista de recomendações para evitar uma possível nova circulação  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Unsplash

Publicado em 17/08/2023, às 17h27   Cadastrado por Mariana De Siervi


FacebookTwitterWhatsApp

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) publicou, nesta quinta-feira (17), uma lista de recomendações para redução de uma possível  circulação da linhagem EG.5, da Ômicron no Brasil. As informações são do Metrópoles.

Entre as recomendações, está o retorno das máscaras para a população de risco, aquelas que são mais vulneráveis à Covid-19.

Na última semana, a  Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou EG.5, também chamada de Eris, como uma variante de interesse (VOI). Essa variante já foi identificada em 51 países, ainda sem casos em solo brasileiro. 

Em nota, a SBI informou que: "É possível que a EG.5 possa estar circulando no país de forma silenciosa, devido ao baixo índice de coleta e análise genômica no Brasil". 

Ainda fez uma alerta de uma possível nova onda de casos. “Devemos estar atentos à possibilidade de uma nova onda de casos ocorrendo nas próximas semanas, com baixo potencial de quadros graves, baseado no cenário epidemiológico dos países onde ela já circula”; explicou.

Mesmo possuindo mutações que conferem maior capacidade de transmissão, a OMS classificou a nova variante sendo de "baixo risco" para a saúde pública em nível global, por causa dos seus baixos índices de quadros mais graves da doença, em comparação às variantes anteriores.

Além do uso de máscaras para população de risco, na lista da SBI também se recomenda a vacinação contra o COVID-19 atualizada, a testagem e o tratamento adequado a partir dos cinco primeiros dias de sintomas com Nirmatrelvir/ritonavir (Paxlovid), disponível na rede pública de saúde.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp