Justiça

Brasil consegue bloqueio nos EUA de esmeralda extraída na Bahia

Publicado em 08/07/2015, às 08h27   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O Brasil conseguiu o bloqueio em Washington, nos Estados Unidos, de um mineral precioso extraído clandestinamente do Bahia. Conhecida como esmeralda Bahia, a pedra, com cerca de 380 quilos, considerada a maior do mundo, foi exportada ilegalmente para os Estados Unidos. Uma ação coordenada do Ministério da Justiça, Ministério Público Federal (MPF), Advocacia Geral da União (AGU) e Justiça Federal resultou em vitória na Justiça norte-americana, garantindo o bloqueio e custódia da pedra.

A repatriação definitiva dependerá da conclusão da ação penal no Brasil. A esmeralda Bahia foi lavrada em Pindobaçu, na Bahia, e saiu do país pelo estado de São Paulo, passando pela Louisiana, nos Estados Unidos. Uma declaração falsa feita às autoridades aduaneiras acobertou a exportação da pedra. A procuradora da República Elaine Ribeiro de Menezes, autora da ação penal que está em curso na 9ª Vara Federal de Campinas, espera que a pedra seja repatriada, já que é patrimônio público. "A esmeralda pertence ao Brasil e tudo será feito para resgatar a pedra e responsabilizar culpados", disse.

O secretário Nacional Justiça, Beto Vasconcelos, comemorou a decisão favorável. “Dois pontos são fundamentais no enfrentamento ao crime transnacional e na recuperação de ativos: a atuação articulada dos órgãos públicos, garantindo a eficiência do processo judicial, e a colaboração próxima com os países com os quais o Brasil vem aperfeiçoando seus instrumentos e práticas de cooperação internacional”, explicou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp