Justiça

De surpresa, ministra Cármen Lúcia visita presídio em Brasília

Publicado em 05/11/2016, às 18h53   Redação Bocão News



De surpresa, a ministra Cármen Lúcia, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Supremo Tribunal Federal (STF), visitou, na manhã deste sábado (5), o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Esta foi a segunda visita que a ministra realizou a unidades do sistema prisional brasileiro – a primeira inspeção ocorreu no dia 21 de outubro, em prisões do Rio Grande do Norte. 
Na penitenciária, a presidente visitou uma ala onde havia uma cela com 18 homens ocupando oito vagas. Para dormir, os detentos afirmaram que precisam forrar a superfície da cela apinhada com colchões porque não há camas para todos. Não era possível enxergar o piso do alojamento com tantos presos sentados no chão e sobre as camas. No presídio, cerca de 3,2 mil condenados cumprem pena, embora só haja 1,4 mil vagas. 
Após a visita, a ministra Cármen Lúcia evitou fazer muitas declarações sobre a situação. Afirmou que todas as denúncias e observações foram anotadas e serão analisadas com atenção para a elaboração do diagnóstico da atual situação carcerária do país, que está sendo construído a partir das visitas da ministra às unidades prisionais dos estados.
Cerca de 622 mil pessoas cumprem pena ou aguardam julgamento nas prisões do país, de acordo com as estatísticas mais recentes do Ministério da Justiça.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp