Justiça

MPF denuncia ex-governador do Mato Grosso do Sul e outros 40 por desvios de meio bilhão

Alan Marques/Folhapress
Esta é a 8ª denúncia do Ministério Público Federal (MPF) no bojo da operação Lama Asfáltica, que mira supostos esquemas de corrupção no Estado   |   Bnews - Divulgação Alan Marques/Folhapress

Publicado em 25/08/2018, às 14h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público Federal ofereceu nova denúncia contra o ex-governador do Mato Grosso do Sul André Puccinelli, e outras 40 pessoas por desvios que atingem R$ 534 milhões nos cofres do Estado. Esta é a 8ª denúncia do Ministério Público Federal (MPF) no bojo da operação Lama Asfáltica, da Polícia Federal, Controladoria-Geral da União e Receita Federal.

Por ordem do juiz Bruno Cezar da Cunha Teixeira, da 3.ª Vara Federal de Campo Grande, o emedebista, seu filho André Puccinelli Júnior e um advogado foram presos no dia 20 de julho. A decisão dá conta de que o ex-governador tinha uma ‘poupança de propinas’. 

Na denúncia apresentada à Justiça Federal nesta quinta-feira, 23, segundo o Estadão Conteúdo, são abordadas supostas fraudes e desvios de dinheiro público na execução de obras da rodovia MS-040 e do Aquário do Pantanal, além da aquisição de materiais paradidáticos da Gráfica e Editora Alvorada.

Somente em danos materiais, a denúncia considera um prejuízo de R$ 308,8 milhões. Segundo o MPF, ‘as provas reunidas pela operação Lama Asfáltica não deixam dúvidas sobre a liderança de André Puccinelli nas atividades do grupo criminoso’.

“Embora o ex-governador apareça no comando da organização ao lado de Edson Giroto e João Amorim, é nítida a ascendência dele nas decisões e vantagens indevidas acumuladas, até mesmo em função do cargo público então ocupado e da influência política dele decorrente”, afirma o MPF.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp