Justiça

Toffoli citará Cazuza e Renato Russo em discurso de posse

Pedro Ladeira/Folhapress
Presidente do STF diz que "não podemos deixar o medo e o ódio entrarem em nossas vidas"  |   Bnews - Divulgação Pedro Ladeira/Folhapress

Publicado em 13/09/2018, às 06h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Dias Toffoli, 50 anos, toma posse na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (13) com um discurso recheado de referências de sua geração. A informação é da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo. Ele citará, entre outros, Cazuza e Renato Russo. E falará sobre o momento eleitoral do país.

Ainda segundo a publicação, ele dirá que “o tempo não para [Cazuza]” e que o Brasil não está em crise, mas em transformação. E afirmará, como na poesia de Renato Russo, que “o futuro já não é mais como era antigamente”.

“O jogo democrático traz incertezas”, dirá ainda o ministro. “A coragem de se submeter a elas faz a grandeza de uma nação. Não podemos ficar presos ao passado. Não podemos deixar o medo e o ódio entrar em nossas vidas, como no clássico [filme] ‘O Segredo dos seus Olhos’.”

A cerimônia de posse será às 17h, no plenário do Supremo. O ministro ficará no cargo pelos próximos dois anos. Ele irá suceder Cármen Lúcia.

Toffoli tem 50 anos e foi nomeado para o STF, em 2009, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes de chegar ao Supremo, o ministro foi advogado-geral da União e advogado de campanhas eleitorais do PT.

O ministro é conhecido por evitar polêmicas e por ter um tom pacificador em suas decisões.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp