Justiça

Presidente da OAB-BA comemora escolha de Aras para PGR: "pessoa preparada"

BNews
Escolha foi anunciada nesta quinta-feira (5) pelo presidente Jair Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 05/09/2019, às 18h09   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro escolheu o subprocurador Augusto Aras como o novo procurador-geral da República para o próximo biênio. A indicação do baiano foi anunciada nesta quinta-feira (5) por Bolsonaro em evento no Ministério da Agricultura. O nome ainda será oficializado em edição especial do Diário Oficial da União. 

Aras não era a primeira opção da categoria. Prova disso é que ele será o primeiro chefe da Procuradoria-Geral da República (PGR) desde 2003 a comandar a instituição sem ter integrado a lista tríplice, formada por uma votação interna dos procuradores. Aras entrou em campanha por fora da lista tríplice e criticava o instrumento, dizendo que ele representava interesses corporativistas da categoria.

Procurado para comentar a escolha de Bolsonaro, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - secção Bahia (OAB-BA) comemorou: "é um bom nome, uma pessoa preparada e que preenche todos os requisitos constitucionais. Aras é um homem sério, justo e que tem uma história de vida de respeito e que tem bons valores acima de tudo".

Questionado sobre de que forma Aras poderia contribuir para a Bahia, Castro destacou que "ele tem de sobra os requisitos necessários para ser um grande Procurador-geral. Para a Bahia, tem uma grande importância". O presidente da OAB-BA também ressalta que a ida de Aras para a PGR vai aumentar a representatividade no âmbito judiciário nacional.

"A Bahia tem um espaço muito reduzido no âmbito no Judiciário nacional. Temos apenas um ministro de tribunal superior. Não temos nenhum no STJ, no STF. Temos apenas conselheiros do CNJ, Godinho e Valtércio. Então, tem um déficit. Augusto vai contribuir muito para que a Bahia tenha essa representatividade". 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp