Justiça

Em meio a afastamento de desembargadores, nova direção do TRT-5 toma posse nesta terça-feira

Roberto Viana/BNews
A desembargadora Dalila Nascimento Andrade foi nomeada presidente do TRT  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/BNews

Publicado em 05/11/2019, às 18h09   Rafael Albuquerque e Shizue Miyazono



Acontece nesta quarta-feira (5) a posse da desembargadora Dalila Nascimento Andrade como presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) para o biênio 2017/2019. A solenidade, que acontece na Reitoria da Universidade Federal da Bahia, também empossou o corregedor regional, desembargador Alcino Felizola, e a vice-corregedora, desembargadora Luiza Lomba. 

Já a desembargadora Maria das Graças Oliva Boness, que foi eleita vice-presidente do órgão, não tomou posse, pois, em 24 de setembro, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu pela abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e afastamento de cinco desembargadores do TRT5 e um juiz do trabalho do órgão, acusados de diversas ilegalidades no exercício dos cargos.

A desembargadora Dalila Andrade ressaltou a importância da Justiça do Trabalho e o relevante papel social: Um Tribunal formado por magistrados e servidores competentes, dedicados, íntegros, que tem prestado relevantes serviços a sociedade. Para Dalila, o grande desafio de sua gestão é manter erguida a credibilidade e altivez, que ficou abalada com a operação da Polícia Federal que aconteceu no TRT-5. "Por isso nós apoiamos a rígida apuração dos fatos para que se possa separar o joio de trigo e mostrar que temos muitos anos de trabalho pela frente em prol do cidadão na Bahia”, afirmou a presidente ao BNews.

"Nós vamos trabalhar muito, investindo em governança, em ética, transparência, independência e coragem", disse. A presidente ressaltou, ainda, que o afastamento da desembargadora não trouxe prejuízo para os trabalhos do Tribunal: nem com o afastamento dela [Maria das Graças Oliva Boness], nem com o afastamento dos demais desembargadores. O trabalho do Tribunal continua normalmente.

A solenidade conta com a presença de diversas autoridades, dentre elas o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Brito Pereira.

Para dirigir o TRT5-BA, composto por 88 Varas do Trabalho (39 na capital e 49 no interior) e 29 desembargadores, e que recebeu uma média de 295 mil processos trabalhistas e repassou à população cerca de R$ 4,6 bilhões no último biênio, a desembargadora Dalila Andrade elenca como metas prioritárias da sua gestão a busca pela maior efetividade e celeridade da prestação jurisdicional, com ênfase em ferramentas eletrônicas, fortalecimento das estruturas de execução e estímulo da conciliação. 

A magistrada também pretende manter o diálogo com todos os magistrados, servidores e parceiros institucionais para uma gestão transparente, democrática e participativa. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp