Justiça

Justiça acata pedido da AGU e libera funcionamento de igrejas e casas lotéricas como serviços essenciais

Fotos Públicas
Decisão considera os ambientes como serviços essenciais durante a pandemia do novo coronavírus   |   Bnews - Divulgação Fotos Públicas

Publicado em 01/04/2020, às 17h34   Redação BNews



O Tribunal Regional Federal da 2ª Região atendeu a um pedido da Advocacia-Geral da União e liberou a vigência de um decreto editado pelo presidente Jair Bolsonaro que colocava igrejas, templos religiosos e casas lotéricas como serviços essenciais durante a pandemia do novo coronavírus. De acordo com a decisão, que derruba uma liminar, os referidos estabelecimentos podem voltar a funcionar. 

A decisão também derrubou a proibição de que o governo federal e o município de Duque de Caxias (RJ) se abstivessem de adotar qualquer estímulo à não observância do isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde, assim como o pleno compromisso com o direito à informação e o dever de justificativa dos atos normativos e medidas de saúde, sob pena de multa. 

Em sua decisão, o presidente do TRF2, desembargador Reis Friede, afirmou que a Justiça de primeira instância havia usurpado anteriormente as competências do Legislativo e do Executivo e que existe ainda um perigo de ela perdurar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp