Justiça

STF envia inquérito que investiga Weintraub para a Justiça Federal do DF

Divulgação
Aberta em abril, a investigação analisa uma postagem do ex-gestor do MEC na qual ele sugere que a China teria se beneficiado, de forma proposital, da pandemia de coronavírus  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 03/07/2020, às 22h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello enviou, nesta sexta-feira (3), para a Justiça Federal do Distrito Federal o inquérito sobre o suposto crime de racismo praticado pelo ex-ministro da Educação Abraham Weintraub. Aberta em abril, a investigação analisa uma postagem do ex-gestor do MEC na qual ele sugere que a China teria se beneficiado, de forma proposital, da pandemia de coronavírus.

Weintraub saiu em junho do Ministério da Educação em junho. Como ele perdeu o foro privilegiado, Celso de Mello decidiu encaminhar o caso para a primeira instância da Justiça. 

O ministro chegou a perguntar à Procuradoria Geral da República (PGR) se o inquérito deveria continuar na Justiça Federal ou ir para a Justiça estadual. Segundo o G1, a PGR se mostrou a favor de o caso permanecer na Justiça Federal, pois o Brasil faz parte de diversos tratados e convenções de combate à discriminação racial.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp