Justiça

Odebrecht e Lone Star brigam na Justiça pelo controle da Atvos

Divulgação
A empresa americana tem como John Grayken, um dos 200 maiores bilionários do mundo  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/07/2020, às 21h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A briga entre a Odebrecht e o Lone Star está movimentada na Justiça. A empresa americana, cujo dono é John Grayken, um dos 200 maiores bilionários do mundo, conseguiu esta semana permanecer como dona da Atvos, braço agroindustrial do conglomerado brasileiro.

O desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo Alexandre Lazzarini não viu ilegalidade aparente no fato de o Lone Star ter adquirido o controle da Atvos através de uma negociação de 5 milhões de dólares com um banco francês que atua nos Estados Unidos, o Natixis. As informações são da Veja.

O objetivo da companhia americana é convencer a Justiça brasileira a suspender o plano de recuperação judicial da Atvos, pois não foi apresentado e negociado pelo acionista majoritário na assembleia de credores. 

Acusando irregularidades no negócio entre a Natixis e o Lone Star, a Odebrecht pediu a abertura das contas do banco nos Estados Unidos. Também solicitou a abertura de um processo arbitral que decidirá se a compra foi legítima ou não. 

O Lone Star é um dos maiores credores da Atvos, com cerca de R$ 12 bilhões de reais. Também detêm grande parte da dívida da empresa o Banco do Brasil, o BNDES, o Bradesco, o Itaú e o Santander. Em maio, esses bancos aprovaram o plano de recuperação judicial da empresa e que excluía a proposta do Lone Star para aportar milhões na companhia. Com a decisão do TJ-SP, a companhia americana tentará impugnar o plano aprovado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp