Justiça

Toffoli suspende mandado de busca no gabinete do senador José Serra

Divulgação/STF
Ministro do STF concedeu liminar contra a determinação da primeira instância  |   Bnews - Divulgação Divulgação/STF

Publicado em 21/07/2020, às 12h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O minsitro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Tóffoli concedeu liminar que suspende o cumprimento do mandado de busca e apreensão no gabinete do senador José Serra (PSDB) em Brasília, no Distrito Federal. As informações são do G1.

Na decisão, que sobrepõe o mandado expedido pela primeira instância, o ministro do Supremo diz que a medida da 1ª Vara Eleitoral de São Paulo pode ocasionar na apreensão de documentos relacionados à "atividade parlamentar" do tucano, que não possuem relação com "o objeto da investigação".

O risco de apreender documentos ligados à função como parlamentar, de acordo com o ministro, implicaria no limite da "competência Constitucional" da 1ª Vara para analisar o caso.

Na manhã desta terça-feira (21), a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação "Paralelo 23", em imóveis e no gabinete de José Serra, que chamou a ação de "espetacularização".

Serra é suspeito de irregularidadas na campanha eleitoral de 2014 e acusado de lavagem de dinheiro.

Em nota, a PF e o Ministério Público confirmaram que foram constatadas evidências que comprovariam doações ao parlamentar que não foram contabilizadas, que para tornarem lícitas eram "repassadas por meio de operações financeiras e societárias simuladas", que resultou em um montante de R$ 5 milhões.

Acusado de participar do esquema de Caixa 2 que beneficiava o tucano, o fundador da Qualicorp, José Seripieri Júnior, está entre os presos pela Polícia Federal nesta terça-feira. Foram cumpridos também outros três mandados de prisão temporária, além de 15 de busca e apreensão em São Paulo, Brasília, Itatiba e Itu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp