Justiça

Após determinação de retorno à cadeia, Queiroz faz exame médico

reprodução // Rede Globo
Ministro Felix Fischer determinou a volta do ex-assessor de Flávio Bolsonaro nesta quinta   |   Bnews - Divulgação reprodução // Rede Globo

Publicado em 14/08/2020, às 12h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após determinação de retorno à prisão nesta quinta-feria (14), Fabrício Queiroz deixou sua casa, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta sexta-feira (14), para fazer um exame médico. Nesta quinta (13), o ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), revogou a prisão domiciliar dele e de sua mulher, Márcia Aguiar. A defesa de Queiroz, no entanto, não explicou se após o exame ele será levado de volta à cadeia. Ele saiu de casa, na Taquara, às 11h20 e, pouco antes, um carro do poder judiciário também deixou o condomínio. Por volta das 12h, Queiroz chegou a uma clínica privada na Barra da Tijuca.

O ministro determinou que o Tribunal de Justiça do Rio analise, com urgência, a situação dos dois. Enquanto isso, fica restabelecida a ordem de prisão de Queiroz e Márcia em regime fechado (leia mais ao final da reportagem). Segundo o G1, a defesa de Queiroz informou que recebeu com surpresa a decisão do ministro e que está tomando todas as medidas legais para revertê-la, pelo risco que existe à saúde dele e de sua mulher em razão da pandemia. Segundo a defesa, eles fazem parte de grupo de risco.

Queiroz é apontado pelo Ministério Público como operador financeiro do esquema das "rachadinhas". As irregularidades teriam, ocorrido no gabinete de Flávio Bolsonaro quando ele era deputado estadual do Rio de Janeiro. O parlamentar nega as acusações. Ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e amigo da família do presidente Jair Bolsonaro, Queiroz estava em prisão domiciliar desde 9 de julho.

Na data, o presidente do STJ, João Otávio de Noronha, concedeu o benefício a ele e a Márcia. Ela estava foragida desde 18 de junho, dia em que a Polícia Federal deflagrou a Operação Anjo e prendeu Queiroz. Na ocasião, Noronha decidiu sobre o caso porque, como presidente, estava à cargo dos pedidos urgentes feitos no período de recesso do Judiciário.

Fabrício Queiroz chegou a ficar preso no complexo penitenciário de Bangu, no Rio. O vídeo abaixo mostra cinco pontos que ajudam a entender a primeira prisão dele. Ele tinha sido encontrado pela polícia na casa do advogado Frederick Wassef, amigo da família de Jair Bolsonaro que já representou Flávio Bolsonaro e o próprio presidente em causas privadas.

A mulher de Queiroz, Márcia, ficou foragida durante todo o período em que ele esteve preso e só se apresentou à Polícia do Rio para colocar tornozeleira eletrônica, já após a ordem de prisão domiciliar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp