Justiça

Damares é cogitada para STF e indicação chega a gabinetes da corte

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Bolsonaro, no entanto, sinaliza que tem outros nomes para indicar à corte  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Publicado em 11/09/2020, às 07h33   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após o anúncio da saída de Celso de Mello do Supremo Tribunal Federal um outro nome surgiu para ocupar a cadeira que será deixada por ele em novembro. De acordo com a coluna da Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o nome da ministra Damares Alves chegou a ser ventilado em gabinetes do STF como uma das candidatas a entrar na corte.

A surpresa foi grande pelo nome da ministra —inclusive entre pessoas próximas a ela. A explicação para que a ideia circule é que há uma campanha informal nas redes para que Bolsonaro a indique para a vaga.

 “Quero ver a senhora no STF, ministra Damares” e “Damares no STF!”, são algumas das palavras de ordem —e bolsonaristas já organizaram até uma enquete no Twitter com o nome dela entre os candidatos à corte. “Já pensaram”, questiona um internauta, “que Bolsonaro pode meter o loco e indicar a Damares?”.

Ainda de acordo com a coluna, apostas, tanto de integrantes da equipe de Bolsonaro quanto do Congresso, no entanto, recaem sobre Jorge Oliveira, hoje na Secretaria-Geral da Presidência.

Caso Jorge seja indicado, o ministro da Justiça, André Mendonça, pode ir para o TCU (Tribunal de Contas da União) —o outro candidato de Bolsonaro, Wagner Rosário, hoje na CGU (Controladoria-Geral da União), enfrenta resistências na corte de contas.

As peças ainda se movem no tabuleiro —a única coisa que Bolsonaro já deixou claro é que indicará uma pessoa de seu círculo próximo e de total confiança para o Supremo.


Sendo assim, o nome indicado pelo pastor Silas Malafaia e outras lideranças religiosas —o do juiz federal William Douglas dos Santos— tem hoje poucas chances de emplacar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp