Justiça

UniRuy é acusada pela ABI de impedir perícia em Museu Casa de Ruy Barbosa; instituição nega

Reprodução/Tripadvisor
Espaço é cuidado pela instituição desde que a Faculdade Ruy Barbosa foi comprada por um grupo norte-americano  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Tripadvisor

Publicado em 14/09/2020, às 12h44   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma perícia que seria realizada na manhã desta segunda-feira (14) para averiguar a situação do acervo e condições estruturais do Museu Casa de Ruy Barbosa foi suspensa após a Uniruy, responsável por gerir o espaço, não autorizar a entrada no local de uma perita judicial e representantes da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), que possui a posse do imóvel  desde 1935. 

A instituição que administra a fundação negou o impedimento. A Uniry cuida do espaço desde que a Faculdade Ruy Barbosa foi comprada pelo grupo norte-americano DeVry. No convênio firmado estava a responsabilidade de preservar o imóvel em que o jurista baiano nasceu.

Segundo o advogado Antônio Luiz Calmon Teixeira, representante da ABI, essa é a terceira vez que eles são impedidos de acessar o espaço. “Esse convênio é perpétuo e não vitalício. Então, o convênio estabelece que a faculdade tem que manter a casa. Eles [o grupo] quiseram entregar a chave da casa à ABI dizendo que o convênio estava desfeito. Ora, o convênio estabelece que só pode ser desfeito por acordo das partes, é óbvio que a ABI não concorda. Diante da recusa, eles mantêm um pessoa lá, mas não autorizaram a ABI ver o estado das coisas. Nós precisamos documentar judicialmente o estado da casa neste momento em que eles querem repassar. A casa está muito estragada externamente e acredito que internamente não é diferente”, comentou. 

Ainda segundo ele, foi pedido na Justiça uma ação cautelar de produção antecipada de prova para que ficasse documentado judicialmente o estado da casa. A ABI agora vai pedir o acesso ao imóvel com ajuda da força policial. "No local, um homem nos disse que não tinha a autorização da faculdade para deixar entrar. Eu iriei renovar a petição pedindo a juíza que determine a requisição de força policial, junto com um oficial de justiça. Concluída essa perícia nós vamos entrar com uma ação de cobrança do que o laudo apurou que precisa ser feito e dar o custo", completou Teixeira.

Em nota, a UniRuy disse que não há nenhuma proibição, por parte da instituição, envolvendo o acesso do perito judicial à Casa de Ruy Barbosa. "A instituição ainda não foi oficialmente citada e intimada para a realização da perícia e, por este motivo, segue no aguardo do agendamento e que o mesmo será direcionado a todos interessados", informa um trecho do comunicado. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp