Justiça

5º Registro de Imóveis de Salvador é alvo de acusações de empresários baianos

Reprodução/1RI de Salvador
Administração do local nega parte das reclamações   |   Bnews - Divulgação Reprodução/1RI de Salvador

Publicado em 22/09/2020, às 21h23   Tiago José Paiva


FacebookTwitterWhatsApp

Burocracia excessiva, complicação de negócios, ausência do tabelião e trancamento de registro e processos. Essas são algumas das acusações que o 5º Cartório de Registro de Imóveis de Salvador está sofrendo por parte de uma série de empresários da capital baiana. 

De acordo com um representante de diversos clientes do Cartório, que é responsável por imóveis na região do centro de Salvador, em conversa com o BNews, a repartição estaria operando de maneira ineficiente e complicada. Em uma das situações relatadas, o cartório estaria solicitando reconhecimento de firma de uma assinatura digital, o que representaria uma redundância desnecessária. 

Em específico, este caso resultou em uma reclamação na corregedoria responsável pelo cartório, no entanto, este alegou que o documento em questão havia sido enviado sem nenhum tipo de assinatura, protelando todo o processo regulatório. De acordo com a representação, esse tipo de acontecimento assusta inúmeros empresários que buscam fazer negócios na capital baiana. 

Por fim, a acusação também relata a falta de atendimento do cartório, além de complicações desnecessárias, como a ausência de uma listagem efetiva de todos os pedidos de documentos, exigências e ações para os serviços prestados pela repartição, fato que faz os processos andarem de maneira mais lenta do que o necessário. 

O BNews conversou com Roberto Paulino de Albuquerque Junior, oficial do 5° Ofício de Registro de Imóveis de Salvador. Ele confirmou a existência de algumas dificuldades em relação ao atendimento, mas frisou as melhorias recentes desde a privatização do cartório, como a reformulação do espaço físico e o atendimento por vias digitais, mesmo que de maneiras "não oficiais", como por e-mail. Por fim, Roberto negou que o cartório tenha solicitado reconhecimento de firma de qualquer assinatura digital que lhe foi enviada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp