Justiça

Diretora da Sesab investigada em operação da Polícia Federal é exonerada

Reprodução/Instagram
Sesab também pediu o afastamento por 90 dias da APMICA, responsável pela gestão do Hospital Regional de Juazeiro  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 10/12/2020, às 06h21   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) assinou a exoneração a pedido da diretora da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Viviane Chicourel Hipólito, uma das investigadas na Operação Metástase, deflagrada em 19 de novembro deste ano pela Polícia Federal para apurar fraudes em licitações e desvio de recursos públicos. A suspeita é de que ela teria ligação com o suposto esquema com as organizações sociais (OSs) do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ).

Ela chegou a ter os sigilos bancário e telefônico quebrados por determinação judicial e conseguiu, no último dia 1º, por meio de decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para acessar os documentos da operação.

Viviane é casada com João Hipólito Rodrigues Filho (PSB), prefeito de Abaíra, na Chapada Diamantina, entre 2009 e 2016, e, neste período, foi primeira-dama do município. Na eleição municipal deste ano, ele foi derrotado por Diga (DEM).

Gestão
A exoneração de Viviane foi publicada, nesta quinta-feira (10), no Diário Oficial do Estado, onde também, na seção destinada à Sesab, consta o afastamento da Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Castro Alves (APMICA) da gestão, operacionalização e execução de ações dos serviços de saúde do Hospital Regional da Chapada Diamantina, durante 90 dias contados a partir desta quinta-feira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp