Justiça

Gilmar Mendes pauta suspeição e Moro será julgado nesta terça-feira pelo STF

Reprodução/Internet
Condenação leva à anulação de provas dos processos e dificulta novas condenações de Lula  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Internet

Publicado em 09/03/2021, às 11h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes decidiu levar a ação de suspeição contra o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro ao plenário da 2a Turma da Corte já nesta terça-feira (9), e a tendência é de que haja maioria para a condenação. A informação é da coluna Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

Caso se tenha a condenação do ex-ministro da Justiça, todas as provas coletadas nos processos contra o ex-presidente Lula, que tramitaram na 13ª Vara Federal de Curitiba, ficam anuladas, além de toda e qualquer investigação contra ele ter de começar do zero.

As condenações contra o ex-presidente foram canceladas nesta segunda (8), por determinação do ministro Edson Fachin, que considerou que a 13ª Vara Federal de Curitiba não tinha competência para julgar o petista, devolvendo ao petista os direitos políticos que o tornam agora elegível para 2022.

No entanto, Fachin não anulou as eventuais provas coletadas contra o ex-presidente nos processos comandados por Moro. O ministro determinou que as ações contra Lula fossem enviadas à Justiça Federal do Distrito Federal, com sorteio de novo juiz, apenas para julgamento, podendo haver novas condenações.

Com o julgamento de Moro e a inclinação pela condenação do ex-juiz, Lula pode ser beneficiado. Uma eventual condenação por suspeição pode ter impacto também sobre todos os processos comandados pelo ex-juiz em Curitiba, levando a uma anulação em massa de processos da Lava Jato no Supremo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp