Justiça

Ao STF, Cunha pede suspeição de Moro com base em mensagens hackeadas da Lava Jato

José Cruz/Agência Brasil
O pedido foi baseado nas mensagens hackeadas da operação Lava Jato, obtidas na Operação Spoofing. Os advogados afirmam que as conversas indicam conluio entre Moro e os procuradores  |   Bnews - Divulgação José Cruz/Agência Brasil

Publicado em 11/03/2021, às 18h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A defesa do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspeição de Sergio Moro por quebra de imparcialidade na sua atuação como juiz. A informação é da colunista Bela Megale, do jornal O Globo.

De acordo com a matéria, o pedido foi baseado nas mensagens hackeadas da operação Lava Jato, obtidas na Operação Spoofing. Os advogados afirmam que as conversas indicam conluio entre Moro e os procuradores.

O pedido foi protocolado na terça-feira (9), pouco antes de a Segunda Turma do STF analisar o habeas corpus feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também tem como objeto declarar a parcialidade de Moro.

Cunha foi sentenciado por Moro a 15 anos de prisão no caso conhecido como "petrolão". Também foram imputados a ele os crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas por manter valores na Suíça. Atualmente, o deputado cumpre em casa uma ordem de prisão preventiva decretada há quatro anos e cinco meses.

Na peça, os advogados do ex-deputado atestam que os diálogos hackeados mostram que Moro sabia que o Ministério Público Federal (MPF) ofereceria denúncia contra familiares de Cunha antes mesmo de ela ser oficializada, o que, para a defesa, indica proximidade indevida e acesso a informações privilegiadas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp