Justiça

Caminhada chama a atenção para o tráfico de pessoas na Bahia

Imagem Caminhada chama a atenção para o tráfico de pessoas na Bahia
Estado é o terceiro do país com maior número de pessoas traficadas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/09/2013, às 06h26   Juliana Costa (Twitter: @julianafrcosta)


FacebookTwitterWhatsApp


A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) promoveu na manhã deste domingo (22), a Caminhada Coração Azul para chamar a atenção da população para o crime de tráfico de pessoas. Organizada pelo através do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), o grupo caminhou até o Farol da Barra para celebrar o Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, nesta segunda-feira (23).


O Tráfico de Pessoas viola os direitos humanos e é um crime que envolve outras práticas criminosas como à exploração de mão-de-obra escrava, exploração sexual comercial além de quadrilhas transnacionais especializadas em remoção de órgãos. O mesmo estudo do UNODC indica que a exploração sexual é a forma de tráfico de pessoas com maior frequência (79%), seguida do trabalho forçado (18%), atingindo, especialmente, crianças, adolescentes e mulheres.


Apesar de não ter participado da caminhada, a deputada estadual Luiza maia (PT) é a proponente da CPI do Tráfico de Pessoas, instalada na Assembleia Legislativa da Bahia, no mês passado. Segundo o Ministério da Justiça, a Bahia é o terceiro estado do país com maior número de pessoas traficadas.

O colegiado, formado pelos parlamentares Maria Del Carmen, Maria Luiza, Maria Luiza Laudano, Deraldo Damasceno e Kelly Magalhães, vai investigar casos já conhecidos, os ainda não resolvidos e os novos, principalmente, na área de adoções irregulares e exploração sexual de mulheres.

Nota originalmente postada às 11h30 do dia 22

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp