Justiça

STF responde matéria que aponta manobra de Barbosa para manter servidores

Imagem STF responde matéria que aponta manobra de Barbosa para manter servidores
Por meio de nota oficial, STF deu sua versão sobre matéria da Folha de S. Paulo  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 12/07/2014, às 12h43   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Por meio de nota oficial, o Supremo Tribunal Federal (STF) deu sua versão sobre a matéria “Em novo ofício, Barbosa pede que Lewandowski mantenha servidores”, da Folha de S. Paulo nesta sexta-feira (11), que alega tentativa de manobra por parte do presidente do Supremo Tribunal Federal para manutenção de servidores após sua aposentadoria.
“Seguindo estritamente normas internas da Corte que regem o processo de transição, o ministro Joaquim Barbosa encaminhou ofício ao vice-presidente do STF com a lista de servidores que devem retornar ao seu antigo gabinete, assim que se der sua saída definitiva do Tribunal. O ofício está amparado na Resolução 405, de agosto de 2009, que dispõe o seguinte no artigo 7º-A: O Presidente do Tribunal indicará ao Presidente eleito, em até cinco dias úteis anteriores à posse de seu sucessor, a relação dos servidores que deverão retornar ao Gabinete, com detalhamento dos respectivos cargos em comissão e funções comissionadas, sem prejuízo do disposto no art. 111 do Regulamento da Secretaria”, contextualiza.
“Esclarecemos também que o atual chefe de gabinete do ministro Joaquim Barbosa é funcionário de carreira diplomática e será exonerado, a pedido, no mesmo dia em que a aposentadoria do presidente for publicada. Todas essas informações e normativos foram encaminhados à jornalista que assina a matéria. Para que não pairem dúvidas acerca do que foi respondido, vão abaixo as perguntas do jornal com as respostas dadas pelo Supremo, e cópia do ofício encaminhado ao vice-presidente do Tribunal. Respostas ao jornal Folha de S. Paulo: 1- ‘Por qual motivo o ministro Joaquim Barbosa não montou uma comissão de transição da presidência do STF em maio, quando decidiu se aposentar? ’. A transição da Presidência do Supremo Tribunal Federal é regulamentada pela Resolução nº 405, de 12 de agosto de 2009, alterada pelas Resoluções nº 495, de 04 de outubro de 2012 e nº 530, de 1º de julho de 2014. Nos termos do art. 4º da referida Resolução 405/2009, ‘É facultado ao Presidente eleito indicar formalmente equipe de transição com respectivo coordenador, que terá acesso aos dados e informações referentes à gestão em curso’. [...] O Presidente Joaquim Barbosa não fará qualquer comentário sobre o teor da conversa confidencial que manteve na última segunda-feira com o atual Vice-Presidente do STF”, completou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp