Justiça

Advogada é condenada a pagar R$ 10 mil por gravar conversa com juiz durante despacho em gabinete

Reprodução/Youtube
Advogada diz que condenação tem objetivo de intimidar e coagir profissionais a não realizarem reclamações  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Youtube

Publicado em 28/06/2023, às 10h24 - Atualizado às 10h24   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma advogada terá que indenizar um juiz em R$ 10 mil por ter gravado uma conversa entre os dois durante despacho em gabinete. Na decisão, o juiz de Direito Josilton Antonio Silva Reis, do 2º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de Petrolina, Pernambuco, considerou que a advogada foi desleal, antiética e atingiu a boa-fé das relações jurídico-processuais. A indenização será por danos morais.

O processo indicou que a gravação aconteceu quando o juiz atendia a advogada em seu gabinete. A mulher, no entanto, se defende e diz que o processo tem o objetivo de intimidar e coagir os advogados a não realizarem reclamações nos Órgãos Correcionais competentes. As informações são do Portal Migalhas.

Ainda em sua decisão, Josilton Antonio Silva Reis que a gravação obtida pela advogada, apesar de excepcional, não é ilícita e pode sim ser utilizada como meio de prova a subsidiar uma representação na Ouvidoria do Tribunal a fim de demonstrar uma suposta desídia no exercício da profissão.

No entanto, destacou que "a conduta da Demandada de produzir gravação ambiental clandestina de conversa no Fórum, no gabinete de um magistrado no exercício de seu mister, máxime quando em atendimento individualizado para tratar do andamento de processo de outra unidade judiciária enseja reprovabilidade. Esse comportamento indubitavelmente resulta em vilipêndio às regras gerais de conduta entre os profissionais do direito e num precedente muito grave e afrontoso aos integrantes da magistratura", declarou na decisão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp