Justiça

Após discussão com advogado, promotora diz “São bost* esses advogados”

Reprodução
Em audiência virtual, a promotora, sem aparecer nas imagens, ofendeu os advogados sem perceber que o áudio estava ligado  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 11/02/2022, às 18h08   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após discussão com os advogados presentes em uma audiência virtual na comarca de Guarapuava/PR, a promotora Dunia Serpa Rampazzo, que supostamente não percebeu que seu áudio estava ligado, chamaou os advogados de “bost*”.

Leia mais:
Ministro do STJ solicita saída de advogado durante audiência por falta de gravata
Vídeo: Advogada baiana é criticada por juízas após tentar fazer sustentação oral dirigindo

Os defensores presentes na audiência pediram para que fosse anotado em ata e encaminhado à OAB. A magistrada, que acompanhava a audiência, disse que estava tudo gravado.

O comentário ocorreu em meio ao depoimento de uma testemunha do processo, depois que um dos defensores questionou as interrupções feitas pela promotora.

A Seccional da OAB no Paraná, através da Diretoria de Prerrogativas, instaurou um procedimento para apurar o ocorrido. A entidade também oficiou o Ministério Público e comunicou que vai tomar as medidas cabíveis.

Ao O Globo, o advogado Renato Bassi, um dos presentes, disse que a promotora fez uma série de interrupções durante a participação da defesa. A audiência era sobre uma operação do tráfico e durou quatro dias.

Em nota, a promotora afirmou que "a manifestação ocorreu em momento de exaltação e discussão da causa, sem intenção de ofender os causídicos que participavam do ato, tampouco a classe de advogados, não refletindo sua concepção da referida categoria profissional".

Leia a nota da OAB na íntegra:

A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Guarapuava, através da sua Diretoria, vem REPUDIAR a conduta da Sra. Promotora de Justiça DUNIA SERPA RAMPAZZO que durante a audiência ocorrida em 08/02/2022, em processo judicial da 3ª Vara Criminal de Guarapuava afirmou, de forma absurda e desrespeitosa, que “são bosta esses advogados”, causando completa perplexidade na comunidade jurídica local.

A gravidade dos fatos, com a sua publicação da matéria – com áudio e vídeo – em âmbito nacional em diversos portais de notícias jurídicas e redes sociais, reforça a necessidade do presente repúdio, uma vez que a Sra. Promotora de Justiça, pela própria atividade que desempenha em prol da sociedade, deveria ser a primeira a defender a atuação do profissional da advocacia para a realização da ampla defesa e do contraditório.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Guarapuava adotará as medidas necessárias para que ocorra, com o devido processo legal e com ampla defesa, a apuração rigorosa da conduta da referida representante do respeitável Ministério Público do Estado do Paraná.

O desagravo aos advogados atingidos pelas ofensas ocorridas na referida audiência serão realizadas no âmbito da Câmara de Defesa das Prerrogativas da OAB-PR.

A atuação independente do advogado e da advogada deve ser garantida por todos aqueles que têm na sua atuação profissional o respeito ao Estado Democrático de Direito e a luta pela boa aplicação das leis.

Guarapuava, 11 de fevereiro de 2022.

Veja o vídeo completo:



Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp