Justiça

Augusto Aras reconduz Engels Muniz para novo mandato como conselheiro do CNMP

Leonardo Prado/Comunicação/MPF
Muniz teve seu mandato renovado para o biênio 2023/2025  |   Bnews - Divulgação Leonardo Prado/Comunicação/MPF

Publicado em 14/09/2023, às 15h31   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

Em uma cerimônia ocorrida na manhã de quarta-feira (13), o procurador-geral da República e presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Augusto Aras, conduziu a posse de Engels Augusto Muniz para seu segundo mandato como conselheiro da instituição. Muniz, que atua como representante do Senado no colegiado, teve seu mandato renovado para o biênio 2023/2025.

Na solenidade, o PGR destacou que, além das funções de controle administrativo, financeiro e de caráter ético-disciplinar, o CNMP também tem um relevante papel, exercido por meio das comissões, de ser um “catalisador e um indutor de políticas públicas”. Segundo ele, essa nova compreensão do trabalho institucional foi ampliada nos últimos anos, inclusive com a participação do conselheiro Engels Muniz.

Augusto Aras parabenizou o conselheiro pela renovação do mandato e reiterou a importância de o Ministério Público atuar como uma instituição e não como uma corporação. “O MP não pode ser uma corporação, deve ser uma instituição que serve ao outro, que serve ao povo”, frisou, completando que, como conselheiro, Engels Muniz é um membro temporário da instituição e que tem atuado para ampliar os serviços prestados à população.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

O conselheiro, por sua vez, agradeceu o apoio recebido ao longo dos últimos dois anos, destacando a complexidade da instituição Ministério Público e a forma como foi feita a gestão por Augusto Aras. “Para gerir uma instituição tão complexa como o Ministério Público, é preciso ser alguém que tem uma visão de mundo diferente, que não fica preso a cadeiras, a estruturas de um prédio bonito como a PGR, mas que entende a necessidade de cada cidadão, a importância do bom funcionamento dessas instituições, e que compreende e defende o Estado Democrático de Direito”, frisou.

Em novembro de 2022, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a recondução do advogado Engels Augusto Muniz para o Conselho Nacional do Ministério Público.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp